ES360

Governo do ES anuncia medidas mais rígidas nesta terça-feira

Governador do Estado, Renato Casagrande. Foto: Helio Filho/Secom

 

Para evitar um colapso no sistema de saúde do Espírito Santo, o governador do Renato Casagrande (PSB) e os chefes de Poderes do Estado chegaram a um consenso de que é necessário restringir as atividades. A proposta do governo do Estado, Assembleia, Ministério Público, Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça e Defensoria será apresentada na tarde desta terça-feira (16), em coletiva já convocada. A medida terá validade de 14 dias e deve ter início já nesta quarta-feira (17).

Com a ocupação dos leitos beirando os 90% no início da noite desta segunda-feira mesmo com a abertura de 22 novos leitos, o Estado já vê a necessidade de adoção do risco extremo. Segundo o secretário de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, se a ocupação dos leitos superar os 90% todo o Espírito Santo entra em risco extremo.

“É bem possível que isso venha a acontecer. Há uma pressão muito grande, muitos pacientes solicitando vagas nos leitos de UTI. Quando isso ocorrer o governador vai anunciar e as medidas devem começar a valer entre 48 e 72 horas”, explica Duboc.

A partir da próxima segunda-feira (22) toda a Grande Vitória vai entrar em risco alto da covid-19. Desde esta segunda-feira (15), Vila Velha e Serra já estão em vermelho no mapa e com restrições de atividades. Pela proximidade e pela circulação de pessoas entre os cinco municípios, o estado alterou as regras e a Grande Vitória passa a ser considerada um bloco único quando duas cidades estiverem em risco alto.

Dessa forma, escolas e bares fecham a partir de segunda-feira e o comércio e restaurantes terão restrição no horário de funcionamento. A informação foi confirmada pelo secretário de Economia e Planejamento Álvaro Duboc. Os municípios devem permanecer em risco alto pelas próximas duas semanas.